Para aprender a tocar violão exercitando exclusivamente a mão direita, seguem abaixo exercícios que trabalham com movimentos que estão ligados a elementos musicais importantes como o trabalho sobre escalas, arpejos, sonoridade, fraseado, etc.
A princípio, pode parecer diferente do ponto de vista da sonoridade, que a mão direita é mais importante que a esquerda, pois, é a mão direita que controla o volume da batida, o andamento rítmico, tem equilíbrio sobre as cordas grossas (bordões), as primas, dinâmica musical, etc.
Os exercícios a seguir trabalham diferentes ideias relacionadas à coordenação motora dos dedos, o ataque dos dedos nas cordas alternadas ou na mesma corda, independência do polegar, equilíbrio do polegar em relação aos outros dedos, movimentos simultâneos, etc, visando assim criar uma certa familiaridade com a ideia do arpejo (dedilhado) e escalas.
Para que sua atenção seja exclusivamente na mão direita, todos os exercícios serão executados usando apenas cordas soltas do violão sem nenhuma digitação.
Alguns pontos devem ser priorizados para que os exercícios venham ter um verdadeiro aproveitamento:
- Movimento alternado dos dedos – recomenda-se não usar a repetição dos dedos, deve-se seguir as indicações do próprio exercício.
- Velocidade do ataque – deve-se estar consciente da sonoridade que se procura ao atacar a corda.
- Relaxamento – após o ataque à corda, o dedo deve ser relaxado imediatamente. Fazendo isso, o dedo estará pronto mais rápido para um novo movimento.
- Atacando uma corda, acione de forma consciente o próximo movimento.
- Faça todos os movimentos de forma lenta mantendo um mesmo andamento rítmico.
- Todas as notas devem soar claramente, não tendo variação de intensidade ou duração.
- Aumente a velocidade aos poucos, mas não perca o controle e a segurança.
- Antes de mudar de exercício, primeiro tenha domínio completo sobre ele.
Os exercícios seguintes serão executados com os dedos: Polegar (P), Indicador (I), Médio (M), Anelar (A).
Execute os exercícios 04, 05 e 06 também com os dedos Polegar (P), Indicador(I) e Médio (M).
02 -
03 -
04 -
05 -
06 -