Coordenação Motora
Agora vamos a alguns exercícios que vão ajudar você a fluir, obtendo velocidade e coordenação na mão esquerda e mão direita. Para praticar este exercício use os dedos 1 2 3 4 da mão esquerda e os dedos indicador e médio da mão direita.
Procure fazer estes exercícios todos os dias. Não faça-os por muito tempo em apenas um dia, mas pratique-os em curto período de tempo diariamente.
Use um metrônomo para ter o máximo de proveito. Faça devagar aumentando a velocidade gradativamente. Não tente forçar a barra praticando em uma velocidade que os seus dedos ainda não obedecem o comando do seu cérebro. Forçar demais pode causar lesões.
Para uma compreensão melhor, abaixo a numeração dos dedos:
Mão Esquerda === Mão Direita
1 - indicador = p - polegar
2 - médio = i - indicador
3 - anelar = m - médio
4 - mínimo = a - anelar
Na vídeo aula abaixo o professor mostra como executar os exercícios. Abaixo deste vídeo uma série de exercícios na tablatura.
Segue na tablatura abaixo o exercício com os dedos 1 2 3 4 da mão esquerda. Como eu já disse anteriormente, faça devagar pois a velocidade vem com o passar do tempo na medida em que for executando o exercício.
Sempre lembrando que os números que aparecem na tablatura são os números das casas do braço do violão.
Faça até chegar a casa 12 no braço do violão.
Exercício - 01
Exercício - 02
Para o próximo exercício, use primeiro os dedos 1 e 2. Depois use os dedos 2 e 3. Em seguida exercite-se com os dedos 3 e 4. Faça até a casa nº 12, subindo. A partir da casa nº 12 faça até a casa nº 1, descendo.
Exercício - 03
Agora vamos treinar o salto de cordas.
Veja a tablatura abaixo:
Exercício - 04
Exercício na escala de sol maior (G). Pratique em todas as tonalidades.
Continuando na escala de sol (G), com intervalo de terças:
Intervalo de quarta: