Bem diferente do que pensávamos, a transcrição pela tablatura começou a ser utilizada há um bom tempo atrás. Você não precisa saber ler partitura para tocar violão, pois através dela sabemos qual casa e corda devem ser usadas.
Sendo essa a primeira vez que você está tendo contato com a tablatura, tire um tempo para entender como funciona os símbolos que são usados nas linhas que representam as cordas.
Aula em Vídeo
- Atenção: No desenho abaixo o braço do violão foi posto na mesma posição que o gráfico da tablatura, com as cordas mais finas para cima. É só para uma melhor compreensão.
Para um melhor entendimento, veja qual o posicionamento das cordas do instrumento no gráfico:
Na figura abaixo o zero está posto sobre cada linha do gráfico. Isto significa que você deve tocar cada corda do violão sem pressionar casa alguma. Aqui o braço do instrumento está na posição normal.
Observando o gráfico da esquerda para a direita, o primeiro zero está sobre a 6ª (sexta) linha, o segundo sobre a 5ª linha, o terceiro zero na 4ª linha, e assim por diante.
Agora, para entender os números que aparecem na tablatura, observe a 1ª corda no gráfico e a 1ª corda do violão.
O gráfico mostra na primeira linha, que é a corda Mi (E), os números 1 e 2 correspondentes às casas 1 e 2 que no braço do violão estão marcadas com bolinha vermelha.
A corda Si (B), que é a segunda corda de cima para baixo no gráfico e de baixo para cima no braço do instrumento, aparecem os números 3 e 4. O número 3 está sendo marcado no braço pela bolinha na casa 3, o número 4 marcado pela bolinha na casa 4, etc. Resumindo, os números da tablatura correspondem as casas que devem ser digitadas no violão.