As notas musicais são representadas por sinais gráfico e sonoros. Estes sinais indicam a altura do som musical tornando mais fácil a composição melódica.
A escala musical que hoje conhecemos surgiu de um hino em louvor a São João Batista, criada pelo monge Guido D’Arezzo para facilitar o aprendizado dos alunos e diminuir os erros de uma peça musical. Arezzo batizou as notas utilizando as sílabas iniciais do hino a
São João. Eram cantados os seguintes versos em latim:
São João. Eram cantados os seguintes versos em latim:
“Ut quant laxis / Séculos mais tarde substituído por Dó.
Resonare fibris / Ré
Mira gestorum / Mi
Famuli tuorum / Fá
Solve polluti / Sol
Labii reatum / Lá
Sancte Iohannes” Si
Países de origem anglo-saxônicos (Alemanha, Inglaterra, EUA), usam letras para representar as notas musicais. Esta forma de representar as notas é universal, ou seja, músicos de países diferentes conseguem se comunicar com mais facilidade.
Abaixo estão as letras representando as notas correspondentes:
- A = Lá
- B = Si (Na língua alemã o H)
- C = Dó
- D = Ré
- E = Mi
- F = Fá
- G = Sol
Para representar as notas musicais, também existe a partitura. A representação da escrita de música pela partitura é padronizada mundialmente. Ela é mais completa, pois envolve ideias rítmicas, melódicas e harmônicas. É preciso que você decore o som de cada letra e a forma de como é escrita no papel. Veja abaixo:
A princípio estude a representação das notas por letras, caso você ainda não teve nenhum contato com as notas musicais representadas por partitura. Será bem mais simples.
Não se preocupe, por enquanto, com a partitura, pois para explicar de forma mais detalhada e completa, criamos um tópico sobre partitura.
Estude com calma e bons estudos!