- Muitas pessoas querem aprender a tocar violão sozinhas. Geralmente são pessoas que não tem tempo de frequentar uma escola de música, ou estão com pouco dinheiro, etc. Mas quando se estuda sozinho, não se sabe qual informação buscar tornando o estudo difícil.
- Existe muita informação na internet, DVDs, etc, mas no meio desse enorme material disponível, não dá para saber para qual nível ele serve (nível básico, intermediário ou avançado).
- Para ajudar você que está iniciando no caminho musical, no estudo do violão, segue neste post entre outros, matérias que vão ajudar você alcançar seu objetivo: Aprender a tocar Violão.
Anatomia do Violão
Iniciando aqui no estudo do violão, é fundamental que você conheça o seu instrumento. Conheça agora a anatomia do violão, ou seja, cada parte do seu instrumento. Veja os detalhes também no vídeo abaixo:
Nº 1 – Corpo do Violão - É toda essa caixa arredondada onde ficam localizados a boca, o cavalete, no caso de violões elétricos, os botões de ajustes, etc.
Nº 2 – Braço do Violão - No braço do violão ficam localizadas os trastes, as casas, a pestana. As cordas passam sobre o braço até chegarem a mão onde uma de suas extremidades são presas.
Nº 3 – Mão do Violão - A mão localiza-se na extremidade do braço do violão. Nela estão as tarraxas que são usadas para afinação do instrumento.
Veja na imagem abaixo outras partes que compõem o violão:
Nº 4 - O cavalete - que serve de suporte para as cordas e para manter o rastilho na altura correta.
Nº 5 – Trastes – São pequenas barras de metal que se localizam na escala e indicam onde as notas devem ser tocadas.
Nº 6 – Pestana – A pestana influencia na altura das cordas guiando as mesmas corretamente até as tarraxas. O espaço entre cada corda também é determinado pela pestana.
Nº 7 – Casas – É o espaço entre dois trastes. Nelas se localizam as notas musicais. Algumas casas são marcadas, neste caso, com bolinhas que servem como guia.
Nº 8 – Tarraxas – São peças indispensáveis no seu violão.
Ao girar a tarraxa que corresponde a corda muda-se o som. São seis, uma para cada corda, no exemplo abaixo:
Exercício para a Mão Direita
-Dedos Indicador e Médio-
Agora que você aprendeu as partes básicas do violão, vamos a alguns exercícios que vão ajudar você a ter coordenação motora com ambas as mãos.
Veja abaixo a numeração dos dedos das mãos direita e esquerda:
Com a mão direita você vai tocar com os dedos indicador e médio, a partir da 1ª corda, a corda mais fina de baixo para cima, alternando os dedos (indicador, médio na 1ª corda, indicador, médio na 2ª corda, ...), até chegar a 6ª corda, a corda mais grossa.
Depois faça o movimento inverso, começando na 6ª corda até chegar à 1ª corda.
Pratique com as cordas soltas.
Na foto ao lado segue o nome de cada corda e o número de ordem em que elas estão.
Exercício com a mão direita – Puxadinha
Neste exercício você vai utilizar os dedos polegar, indicador, médio e anelar.
Coloque o dedo polegar na 4ª corda, o dedo indicador na 3ª corda, o dedo médio na 2ª corda e o dedo anelar na 1ª corda.
Com o dedo polegar toque a 4ª corda, em seguida, com os dedos indicador, médio e anelar, que já estão apoiados na 1ª, 2ª e 3ª cordas, puxe estas três cordas ao mesmo tempo.
Pratique este exercício primeiro com as cordas soltas e depois monte o acorde de Ré Maior e pratique também.
Aqui está uma imagem perfeita de como montar o acorde de Ré Maior para praticar o exercício com puxadinha.
Coloque o dedo 1 na corda 3 na 2ª casa, o dedo 2 na corda 1 na 2ª casa, o dedo 3 na corda 2 na 3ª casa. Com o dedo polegar você vai tocar a 4ª corda.
Exercício Mão Esquerda
No exercício para a mão esquerda serão utilizados os dedos 1, 2, 3, 4 (indicador, médio, anelar, mínimo) na casa 1, casa 2, casa 3, casa 4 do violão.
Para uma melhor compreensão, assista no vídeo abaixo a execução deste exercício:
Espero ter ajudado você que quer aprender a tocar violão, mas estava confuso por onde começar.
PS: Deixe seu comentário e fique atento às novas postagens sobre como tocar este instrumento fabuloso: O Violão.